Compre pelo nosso WhatsApp: Atendimento online

Pré-visualização dos Jogos Friv: Hidden Deep

Ao primeiro contato com  Hidden Deep, um fã indie sofisticado deve exclamar imediatamente algo como “Sim, isso é Barotrauma !”. De fato, é difícil não notar a semelhança externa do trabalho de estreia do estúdio polonês Cogwheel Software , que, na pessoa do único desenvolvedor Łukasz Kałuski, cria Hidden Deep, e um simulador de submarino de ficção científica. Além disso, esses jogos Friv têm o mesmo editor - jogosfriv.com.br. O que está à nossa frente - um remake, continuação, modificação? 

Na verdade, Hidden Deep , que começa no Steam Early Access em 24 de janeiro, é um projeto totalmente independente, cujo autor tem muitas outras fontes de inspiração.

No entanto, não foi sem as profundezas do oceano aqui também. É no fundo do mar, ou melhor, abaixo dele, a uma distância de vários quilômetros da superfície, que funciona uma estação de pesquisa, onde ocorre a ação do jogo Friv. Não se pode chamar esse trabalho de calma: logo após os cientistas descobrirem uma anomalia de origem desconhecida, o contato com o grupo científico foi interrompido e nada se sabe sobre o destino do pessoal da estação desde então. Temos que administrar uma expedição de resgate, cujo objetivo é entender o que está acontecendo.

É claro que em termos de originalidade, tal início de um thriller de ficção científica (ou seja, é assim que o autor caracteriza o seu projeto) não tem estrelas suficientes do céu. Mas esta é uma decisão consciente - Hidden Deep se refere deliberadamente a clássicos como "Aliens" e "The Thing" , tentando evocar emoções familiares. Acontece que não é ruim - o autor claramente tem o talento de um bom designer. Pegue os mesmos "Aliens"  - ou melhor, a primeira parte desta famosa franquia. Você acha que é preciso muito para o jogador se lembrar do filme de Ridley Scott e da atmosfera opressiva inerente a essa imagem? Desenvolvedor Hidden Deepapenas o design do menu principal e a introdução à missão foram suficientes - acontece que o ambiente e a animação de texto são suficientes.

É sempre desconfortável na estação - nem se trata de monstros vis que querem se banquetear com nosso herói, mas em locais apertados, em alguns lugares se estreitando tanto que é preciso continuar rastejando. Algumas cavernas e salas tecnológicas, enormes para os padrões locais, contrastam fortemente com esses “esfoladores”. O efeito de imersão vale muito a pena, apesar de termos apenas um atirador bidimensional. O design de som desempenha um papel importante na criação da atmosfera. Lacônico (como na foto), mas ajustando-se imediatamente ao clima desejado - gosto desse tipo de minimalismo.

O minimalismo é inerente ao próprio enredo. Não há diálogos, textos volumosos e descrições, mas o que realmente aconteceu na estação ninguém sabe. O jogador é mantido em uma ração seca de informações, não satisfazendo sua curiosidade de forma alguma, exceto por pequenas notas introdutórias no início de cada tarefa e notas ocasionalmente encontradas nos terminais. E aqui, parece-me, o ponto não é mais uma abordagem deliberada para tal apresentação do enredo, mas uma falta banal de trabalhadores - deixe-me lembrar que Hidden Deep está sendo criado por um único desenvolvedor.

A partir daqui, provavelmente, vêm os principais problemas do projeto - a monotonia e a jogabilidade descomplicada. Eles podem ser resolvidos, mas na versão atual são muito perceptíveis para aproveitar totalmente a jogabilidade agora. Menos o bom trabalho no entorno, temos um "walker" bidimensional banal dos anos 90, ligeiramente diluído com quebra-cabeças para engenhosidade.

As tarefas se resumem a viajar de um ponto a outro, e só em alguns lugares você tem que pensar um pouco em como superar o intrincado labirinto de cavernas ou contornar um obstáculo na forma de uma porta fechada. Não há elemento de pesquisa - os locais aqui, embora grandes, estão vazios e os inimigos não surpreendem e quase não assustam. As batalhas são muito fáceis: a morte no nível de dificuldade padrão apenas reduz o contador de vida e o personagem reaparece nas proximidades. A morte das patas de monstros será rara - eles são muito lentos e desdentados. É muito mais fácil cair até a morte caindo de uma grande altura.

A princípio, essa mesma simulação de física agrada - apesar do 2D, existe um “ragdoll” bastante alegre, e a inércia e a velocidade do movimento do personagem devem sempre ser lembradas para não cair no abismo. O sistema de interação com o meio ambiente também merece atenção: por exemplo, para viajar em cavernas, precisamos de um gancho-gato especial que prenda o cabo em qualquer superfície. Existem outros dispositivos úteis: um pequeno drone de reconhecimento esférico (e isso já é uma referência ao  Prometheus de Ridley Scott), um scanner de rocha, explosivos e armas pequenas - onde sem isso?

Às vezes, torna-se possível dirigir o equipamento - são colheitadeiras de mineração, tratores e até guindastes. Apenas personagens engenheiros podem controlá-los - a divisão em classes mais uma vez enfatiza que Hidden Deep está sendo criado de olho na passagem cooperativa, que atualmente está disponível apenas em um dispositivo de tela dividida e apenas no modo de sobrevivência em mapas aleatórios. Eles prometem adicionar um multiplayer completo enquanto o projeto estiver em acesso antecipado. A capacidade de usar personagens diferentes também está na campanha para um jogador - você pode alternar entre os membros da equipe de resgate a qualquer momento para concluir as tarefas que exigem trabalho conjunto.

O estilo visual e os controles, copiando quase completamente Barotrauma, fizeram uma piada cruel com  Hidden Deep. Sem dúvida, a semelhança externa chama a atenção para o novo projeto, mas se compararmos a jogabilidade, enquanto o trabalho do Cogwheel Software parece bastante pálido no contexto da riqueza de jogabilidade do simulador submarino. Atirar, correr por cavernas, quebra-cabeças simples e um pouco de controle do veículo - contra a variedade de Barotrauma, onde há uma simulação bem desenvolvida de sistemas de navios subaquáticos, vários modos, uma campanha para um jogador e um multijogador completo em que você pode se divertir com os amigos.

As duas principais (mas não únicas) formas de morrer são bater ao cair de uma altura e virar um jantar para os habitantes locais.
Confesso, esperava algo semelhante de  Hidden Deep , mas agora é interessante apenas como um exemplo de bom trabalho de design, trazido à vida com um mínimo de fundos. No entanto, é muito cedo para julgar o futuro destino do projeto - por exemplo, a adição futura de um jogo Friv em rede completo, que o desenvolvedor promete introduzir em um futuro próximo, pode mudar muito. 

Mas precisamos de outro Barotrauma em uma embalagem diferente? Talvez seja melhor focar no enredo e no que o autor está fazendo muito bem agora - criar um ambiente atmosférico para combinar com os fantásticos thrillers de Hollywood dos anos 80?

a58277e761d0620c24bf11d3e3828f92